Quem somos
A Lorini Engenharia apresenta uma trajetória de mais de 40 anos dedicados à área de telecomunicações, principalmente aos assuntos relacionados à radiodifusão sonora (rádio) e de sons e imagens (televisão). Estabelecida no início dos anos 1980, a empresa conta com o expertise de seu fundador, Cláudio Lorini, engenheiro eletricista (CREA 51.369-D/RS) e advogado (OAB 46.249/RS), além de uma equipe preparada para prestar serviços do mais alto padrão.
As primeiras experiências de Lorini na radiodifusão se deram no segmento de sons e imagens, ainda na Rádio e TV Gaúcha, a precursora da RBS TV, onde trabalhou no departamento de projetos técnicos e medições de campo, para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Brasília. Outras experiências profissionais de Lorini se deram na área de engenharia industrial, nas empresas Stemac e Indelsul – Indústrias de Telecomunicações, fornecedora do sistema Telebras. Na área acadêmica, realizou especializações em Telecomunicações e Redes de Informação e em Direito das Telecomunicações, ambas pela PUCRS.
No início, a Lorini Engenharia concentrava o seu foco no rádio AM (amplitude modulada), ainda no sistema analógico, que predominou por um bom tempo. Na sequência, vieram os projetos para FM (frequência modulada), a nova modalidade de transmissão radiofônica, que ganhou força no Brasil em meados dos anos 1970. Atualmente, quando o rádio completa 100 anos, é o sistema digital que domina o mercado e o movimento migratório das emissoras de AM para o FM.
Com sede no coração do bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Lorini Engenharia já contabiliza mais de 300 clientes atendidos, em todo o Brasil. O seu foco está na Região Sul, onde viabilizou mais de uma centena de emissoras de rádio AM e FM, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Seguindo o seu lema “Da ideia à licença de funcionamento permanente”, se propõe a auxiliar o cliente em todas as etapas necessárias para colocar uma emissora de rádio no ar – e seguir acompanhando o seu funcionamento, permanentemente.
Através da Loriservice – Radiodifusão e Telecomunicações, o seu braço operacional, oferece serviços de consultoria, engenharia e assessoria jurídica. O portfólio é abrangente, contemplando desde o cliente que ainda não tem um canal de rádio e quer saber os caminhos para obter uma outorga, até o proprietário de uma emissora já estabelecida, que deseja promover melhorias no sinal emitido.
Na engenharia, destacam-se os serviços de viabilidade para um novo canal, projetos de instalação e utilização de equipamentos, laudos de vistoria, medição de parâmetros técnicos e pedidos de licenciamento de uma estação, até colocar o rádio no ar. Para os canais já existentes, os serviços podem envolver um aumento de potência ou a migração do AM para o FM, além do estabelecimento de um contrato de responsabilidade técnica contínua, junto aos órgãos oficiais. Esse último, uma exigência do Ministério das Comunicações, através da Portaria nº. 160, de 24 de junho de 1987.
No campo jurídico, oferece assessoria com toda a documentação necessária para o funcionamento de uma emissora de rádio, envolvendo desde a constituição da empresa, participação em editais de outorga e demais aspectos legais junto aos órgãos fiscalizadores, entre outros serviços.